Fundado em 19 de fevereiro pelo Ten. Alfredo Dantas Correia de Góes, sob a denominação de Instituto Pedagógico. Funcionando na Rua Barão do Abiaí, 210, oferecendo os cursos Primário e de Preparação aos secundários, ministrados pelos Colégios oficiais.
São criados os cursos Comercial e Normal, equiparado à Escola Normal do Estado da Paraíba pelo Decreto nº 1615 de 09 de dezembro de 1929.
É transferido para um prédio municipal, cedido pelo então presidente João Pessoa, situado na Rua Marquês do Herval, nº 39, antiga sede do Grêmio de Instrução Campinense, onde até hoje funciona.
Entra em funcionamento a Escola de Instrução Militar nº 243, incorporada ao Tiro de Guerra Nacional.
São criados os cursos Comerciais Propedéutico e Perito Contador, tornando-se assim o primeiro estabelecimento privado apto a conferir títulos técnicos profissionais no interior da Paraíba.
Falece o fundador, Ten. Alfredo Dantas Correia de Góes, a 17 de fevereiro de 1944.
É adquirido pelo Prof. Severino Lopez Loureiro, que juntamente com sua esposa, Profª. Alcide Cartaxo Loureiro, constituem a nova Diretoria.
Torna-se Colégio Alfredo Dantas, ao serem autorizados o funcionamento dos cursos Clássico e Científico. Após a primeira reforma e ampliação do prédio, materializa-se a expansão pedagógica do Colégio.
Integra-se à Diretoria o Prof. José Cartaxo Loureiro, função que ocupa até 1968.
Aposenta-se a Profª Alcide Cartaxo Loureiro, assumindo seu cargo a Profª Maria Lígia Loureiro Santos.
É desativado o Curso Normal.
Desliga-se do Corpo Técnico o Sr. Tobias Cartaxo Loureiro, do qual fazia parte desde a o início década de 50.
Comemora-se o cinqüentenário do Colégio, através de uma série de solenidades que culminam com um desfile cívico pelas principais ruas da cidade.
Passa a integrar a Diretoria o Prof. Jacinto Neves Santos.
A escola sofre a segunda reforma e ampliação de suas instalações físicas.
Constituem-se membros da Diretoria a Profª Rosa Maria Cartaxo Loureiro e o Sr. Severino Marinho Leite.
No ano em que se comemorou os 105 anos do Ten. Alfredo Dantas, inaugura-se a terceira ampliação e reforma das instalações físicas, incluindo a modernização da fachada e a construção de novas salas de aula, salas especiais e auditório. A inauguração ocorre em sonelidade, na qual é aposto o busto de fundador.
Falece em 25 de outubro o Prof. Severino Lopez Loureiro.
É desativado o Curso Técnico de Contabilidade.
Falece a diretora Profª Rosa Maria Cartaxo Loureiro.
Instala-se o Laboratório de Informática Educacional, pioneiro em nossa cidade em escolas de Educação Básica.
Inaugura-se o Centro de Atividades Desportivas Severino Lopez Loureiro.
Passa a integrar a direção o Prof. Paulo Gustavo Loureiro Marinho.
Falece em 13 de dezembro a Profª Alcide Cartaxo Loureiro.
Falece em 04 de janeiro o Prof. José Cartaxo Loureiro.
O Laboratório de Ciências passa por reforma e atualização, passando a denominar-se Laboratório Profª Alcide Cartaxo Loureiro.
As efígies dos professores Severino Lopez Loureiro e Alcide Cartaxo Loureiro são apostas como culminância das festividades de comemoração dos oitenta anos do estabelecimento.
Passa a integrar a diretoria o Engº Sérgio Catão Cartaxo Loureiro.
O colégio celebra os cem anos dos professores Severino Lopez Loureiro e Alcide Cartaxo Loureiro com o lançamento da edição especial da Revista INFOCAD.
Inaugurado o Memorial do Colégio Alfredo Dantas, marco inicial das comemorações dos 85 anos do colégio.
Comemoram-se 85 anos de fundação em 19 de fevereiro.
Inaugurada a sala de multimídia.
Aposentam-se os diretores Severino Marinho, Lígia Loureiro e Jacinto Santos.
A direção do colégio passa a ser excercida por Paulo Gustavo Loureiro Marinho e Sérgio Catão Cartaxo Loureiro.
O Colégio recebe do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) o Certificado de Escola Solidária, pelo conjunto dos projetos de integração social desenvolvidos.
Comemoram-se 90 anos de fundação em 19 de fevereiro. É desenvolvida campanha institucional que reforça a valorização da importância do tempo nas relações de evolução da educação.
É realizada solenidade com alunos e ex-alunos, professores e ex-professores, políticos, artistas, jornalistas, parceiros e colaboradores, para marcar o início das comemorações dos 90 anos.
Campanha de matrículas em 2011
Comemoram-se 95 anos de fundação em 19 de fevereiro. A escola reforça alguns dos seus principais diferenciais, em uma campanha que apresenta a união do tempo e conhecimento para a construção de um processo educativo sólido e diversificado.
É desenvolvido um vídeo institucional com alunos, pais, professores, coordenadores e direção.
2013/2014: Equipe do CAD obtém excelentes resultados na etapa regional da OBR - Olimpíada Brasileira de Robótica
Foi criada a Associação de Educação e Cultura Alfredo Dantas, instituição sem fins lucrativos, que passa a condição de mantenedora do Colégio Alfredo Dantas. Constituem-se associados fundadores da AECAD quatorze netos e do Prof.º Severino Lopez Loureiro e da Prof.ª Alcide Cartaxo Loureiro, mais a Diretora Emérita da Instituição Prof.ª Maria Lígia Loureiro Santos. Neste mesmo ano é firmada parceria com a Rede Pitágoras para fornecimento de material didático e assessoria pedagógica.
Campanha de matrículas em 2016
Passa a oferecer no turno da noite os cursos superiores de Engenharia Civil, Administração e Direito, em parceria com a Faculdade Pitágoras.